Manual 1.0 Lincon

1. Como fazer Download do App

O aplicativo da “Lincon” (Lincon Tecnologia LTDA) está disponível nas lojas da Google Play Store e Apple Store, e possui como requisitos mínimos:

– Aplicativo Android: Conexão com a internet, Android 6.0 ou superior e espaço em disco de 63 MB.

–  Aplicativo IOS: Conexão com a internet, IOS 11.0 ou superior e espaço em disco 63 MB.

O idioma do aplicativo será definido pelo idioma padrão registrado no dispositivo.

2. Como fazer Cadastro

Uma vez instalado o aplicativo, o cadastro é feito através dos seguintes passos:

  1. Clicar no botão “Criar conta”
  2. Informar um e-mail pessoal e um “código de ativação” privativo de 6 caracteres que identifica sua origem e foi informado via e-mail ou Landing Page de ativação
  3. Informar o nome completo, a data de nascimento e o CPF
  4. Criar e confirmar senha de acesso ao app com 8 caracteres
  5. Leitura e concordância do Aviso de Privacidade (marcar caixa de seleção de concordância e no botão “Eu li e concordo”
  6. Confirmar o PIN de segurança de 6 caracteres enviado ao e-mail pessoal cadastrado no passo 2
  7. Boas-vindas ao app
  8. Apresentação da funcionalidade “notificações”
  9. Apresentação dos “ícones de atividades” que serão registradas e acompanhadas pelo time de saúde
  10. Apresentação do “indicador de performance VNC” (Vida No Controle) que aumenta com a progressão do programa de atividades
  11. Apresentação do “Chat” de contato com os especialistas em saúde
  12. Apresentação da área de “Educação” em saúde
  13. Sinalizar a identificação de gênero
  14. Informar dados de “Peso” e “Altura”
  15. Cadastro pronto e direcionamento à tela inicial de atividades

3. Login

Após a conclusão do cadastro, o usuário já estará “logado” e, portanto, habilitado a utilizar as funcionalidades do aplicativo.

Se por algum motivo o aplicativo for fechado ou o usuário sair da conta e precisar de um novo “login”:

  1.  Clique no botão “Já tenho conta” na primeira tela do aplicativo.
  2. Na tela seguinte, informe o e-mail e a senha cadastrados
  3. Pronto! Tenha acesso à tela inicial do aplicativo para o registro de atividades e o contato com o time de saúde.

4. Recuperar Senha

Para recuperar sua senha, siga os passos para o “login”: 

  1. Clique no botão “Já tenho conta”
  2. Na tela 2, clique em “Esqueci a senha”.
  3. Na tela seguinte, informe seu e-mail cadastrado e clique em “Criar nova senha”
  4. Informe o código “PIN” de 6 caracteres que foi enviado ao seu e-mail e sua “nova senha”
  5. Faça o login informando seu e-mail e a nova senha cadastrada
  6. Pronto! Você já tem acesso novamente à tela inicial de atividades

5. Escolher um programa

A primeira etapa para o usuário escolher um programa é abrir o aplicativo após ter realizado login com nome de usuário e senha, e clicar na opção “Transformar minha saúde por um programa”, na tela de início do aplicativo. 

A tela seguinte exibirá os pilares de saúde trabalhados pela plataforma, dando a opção de o usuário escolher o que mais se identifica, dentre bem-estar mental, perda de peso, estilo de vida, diabetes, hipertensão, diabetes + hipertensão. 

A segunda etapa é, na tela dos pilares, clicar em um deles e depois clicar em confirmar. Assim, o usuário será direcionado até a página que contém os programas pertencentes àquele pilar de saúde. 

A terceira etapa é, na tela dos programas, o usuário clicar em um deles. Assim, o mesmo será direcionado a uma tela azul que exibe o nome do programa, o resultado esperado, os parâmetros de saúde e as atividades que constituem aquela jornada. Essa tela apresenta os botões Iniciar Programa e Voltar

A quarta etapa é clicar em Iniciar Programa, para ser direcionado à tela de início do programa, onde encontrará os campos nos quais poderá clicar para abri-los e realizar o registro do cumprimento de cada tarefa. 

Ao clicar em Voltar o usuário é redirecionado à tela anterior da escolha dos programas.

6. O que é VNC

O VNC é um indicador de Vida No Controle, que vai de 0 a 100 pontos. Quanto mais próximo dos 100 pontos, maior o indicativo de adesão do usuário aos hábitos saudáveis. Essa pontuação aumenta à medida que o mesmo registra atividades e dados de saúde no aplicativo. Se o usuário parar de registrar atividades e dados a pontuação vai caindo gradativamente até zerar.

7. O que são Tarefas

As tarefas são as atividades que compõem a terapêutica de cada programa. Cada uma delas tem sua frequência semanal estipulada e exibida no canto direito do campo clicável onde o usuário poderá registrar sua realização.

7.1 O que são tarefas individuais

Tarefas individuais são atividades personalizadas para determinado usuário. Essa atividade aparecerá na lista “Minhas Atividades” do programa em que este usuário estiver inserido, mas não necessariamente aparecerá para os demais usuários, pois faz sentido dentro da abordagem escolhida ou necessária para aquele caso em específico.

7.2 O que são tarefas customizadas

Tarefas customizadas são tarefas específicas de cada programa, que aparecem aos usuários no final da lista “Minhas Atividades”, na tela de início do aplicativo, com possibilidades de apenas um clique sobre o campo para informar que foi cumprida. Não há imputação de dados específicos para essas atividades como há, por exemplo, para o campo peso ou o campo sono. O campo da atividade conta com uma seta que permite expandi-lo para exibir orientações sobre a tarefa.

Como realizar as tarefas customizadas no aplicativo:

a) Faça as Medidas Corporais

Para inserir as medidas corporais, o usuário deverá acessar a tela de início do aplicativo e localizar o campo “Faça as Medidas Corporais” na lista Minhas atividades. Essa tarefa consta em todos os programas de perda de peso. Ao clicar em qualquer lugar do campo, abrirá um pop up com a descrição da tarefa customizada e um hiperlink para o formulário de preenchimento. Ao clicar no hiperlink, o aplicativo carrega a página do formulário, a qual contém as orientações de preenchimento. Será dado início ao preenchimento assim que o usuário clicar em “Comece por aqui”.

São 4 perguntas, sendo a primeira para sinalizar o nome do usuário e as outras com as instruções de realização da medida corporal. Após colocar todas as informações, o usuário deverá clicar em “Envie” para que as informações sejam gravadas. Ao completar essa etapa, o aplicativo o direciona novamente para a tela de início.

Essa tarefa deverá ser realizada mensalmente e, após preenchimento do formulário, o usuário deverá dar um clique sobre o campo para informar se foi cumprida ou não e, assim, receber a pontuação da atividade.

b) Praticar os áudios de Atenção Plena

O aplicativo conta com práticas de Atenção Plena, em que o usuário tem como possibilidade ouvir áudios de meditações guiadas que podem ser encontradas dentro do campo de Educação.

Para praticá-las, o usuário deve estar em um programa e então poderá acessar o campo “Aprenda algo novo” na lista Minhas atividades da tela de início do programa, ou a aba “Educação” do menu que consta na barra inferior do aplicativo e direciona para o mesmo campo. Na tela seguinte, encontrará uma barrinha superior com as opções Educação | Atenção Plena. Ao clicar em Atenção Plena, abre uma tela com uma ou mais opções de áudio para praticar.

O usuário tem a opção de filtrar o áudio desejado através do campo de busca. Para isso, basta escrever o nome do mesmo no campo superior que contém uma lupa e clicar em Ir no teclado do smartphone.

Uma vez localizado, para ouvi-lo, o usuário deverá clicar em cima do mesmo e, na tela seguinte, clicar no ícone azul que indica a função Play. O usuário terá uma melhor experiência se realizar a prática com fones de ouvido.

7.3. O que são tarefas do tipo formulário

Tarefas do tipo formulário consistem em questionários ou escalas que o usuário deve preencher dentro do próprio aplicativo, de acordo com a programação da jornada em que está inserido, ou conforme a orientação do especialista em saúde, no sentido de obter um retrato de sua condição atual em determinado aspecto da saúde que direcione o ajuste da terapêutica por parte do profissional e também motive o usuário a abandonar, manter ou aderir a determinadas condutas e comportamentos. 

Para preencher os formulários, o usuário deve clicar no campo correspondente ao mesmo, aguardar o carregamento da página e seguir as orientações contidas na página seguinte.

8. Como finalizar um programa

O usuário que se encontra em um determinado programa de saúde e quer encerrar o mesmo, deverá clicar na aba de descrição do programa atual e, em seguida, em “Encerrar Programa” ao final da tela. Feito isso, ele vai ser direcionado para a tela inicial, onde poderá ficar sem nenhum programa designado ou poderá escolher novo programa de saúde.

9. Como acessar os conteúdos de Educação

Os usuários que se encontram sem programa de saúde designado terão acesso aos conteúdos de educação de saúde geral ao clicar no ícone “Educação” na parte inferior do aplicativo. Na categoria “educação”, o usuário poderá pesquisar por palavras-chaves ao clicar na lupa ou clicar no ícone de 3 linhas para acessar o filtro de pesquisa por área de saúde, curtidos ou histórico. Na categoria “atenção plena” há apenas a pesquisa por palavras-chaves ao clicar na lupa.

Os conteúdos disponibilizados no campo educação são vídeos, áudios ou artigos e imagens. Ao clicar no tema escolhido, o usuário poderá marcar o conteúdo como visto e também marcar o conteúdo como “curtido” ao clicar no ícone coração.

Os usuários que escolheram um programa de saúde podem conferir os conteúdos de educação ao clicar no ícone “Educação” na parte inferior do aplicativo ou ao clicar no campo “Aprenda algo novo”. Além dos conteúdos de educação de saúde geral, os usuários que fazem um programa de saúde também terão conteúdos de saúde específicos do programa designado, os quais são adicionados, de forma automatizada, semanalmente e que pontuam no seu indicador Vida no Controle (VNC).

10. Como usar o chat

O aplicativo conta com um chat, por onde o usuário pode conversar com o especialista em saúde de forma privada. Para acessar o chat, o usuário deve clicar no ícone “chat” na parte inferior do aplicativo.

10.1. Como enviar foto, imagem, arquivo e áudio

No chat, tanto o usuário quanto o especialista em saúde, poderão enviar arquivos, enviar fotos tiradas diretamente pelo celular, enviar imagens e mandar áudios. Para mandar áudio, o usuário deverá segurar o ícone do microfone por 2 segundos, gravar a mensagem e depois clicar na seta para enviar ou no “cancelar” para não enviar o áudio. A duração máxima é de 59 segundos por áudio.

Na primeira vez que o usuário for tirar foto diretamente pelo chat do aplicativo, aparecerá um pop up para que ele permita o acesso do aplicativo à câmera do celular. Na primeira vez que o usuário for gravar áudio no chat do aplicativo, aparecerá um pop up para que ele permita o acesso do aplicativo ao microfone do celular.

10.2. Como enviar mensagem

O usuário poderá enviar mensagens escritas pelo chat do aplicativo, onde ele irá escrever no espaço de “mensagem” e clicar na seta azul para enviar.

No chat é possível verificar se a mensagem foi lida por meio da confirmação de leitura, onde apenas 1 check significa não lido e 2 checks como lido.

10.3. Como identificar quem está falando com você

O usuário sabe qual especialista em saúde está conversando com ele, pois é possível ler o nome e ver a foto do remetente.

11. Como acessar e/ou compartilhar seu perfil de saúde

O acesso ao seu perfil de saúde pode ser feito a partir dos seguintes passos:

  1. Localize e clique o ícone “Perfil” no menu inferior da tela
  2. Clique em “ID Médica” 
  3. Pronto: acesse um resumo de seu perfil de saúde/clínico
  4. Se quiser compartilhar esse resumo com profissionais assistentes ou mesmo arquivar esses dados, clique em “Enviar” e escolha a melhor opção que seu dispositivo oferecer (e-mail, aplicativos de mensagens, salvar em imagens etc.)

12. Integrações com outros dispositivos

O aplicativo disponibiliza integrações com aplicativos de captura automatizada de práticas físicas como o Google Fit e o Fit Bit, e de Glicemia e Pressão Arterial. Abaixo você encontra o passo-a-passo para realizar essas integrações:

12.1. Google Fit

  1. Acesse a aba “Perfil” no aplicativo.
  2. Selecione a opção “Integrações”.
  3. Na tela seguinte, serão apresentadas diversas opções de integração. Localize a opção referente ao Google Fit.
  4. Clique no botão “Conectar-se”.
  5. Instale o aplicativo Google Fit no seu celular.
  6. Habilite o uso em background no aplicativo Google Fit, permitindo ao aplicativo monitorar as suas atividades e usar a sua localização.
  7. Por fim, siga as instruções fornecidas pelo assistente para permitir que o nosso aplicativo se integre com o Google Fit.

Dessa forma, você conseguirá integrar o Google Fit ao aplicativo e sincronizar os seus dados de prática física.

Para desfazer a integração, o usuário deverá acessar a aba “Perfil”, ir em “Integrações” e clicar no botão “Desconectar”.

12.2. Fit Bit

  1. Acesse a aba “Perfil” no aplicativo.
  2. Selecione a opção “Integrações”.
  3. Na tela seguinte, serão apresentadas diversas opções de integração. Localize a opção referente ao FitBit.
  4. Clique no botão “Conectar-se”.
  5. Instale o aplicativo FitBit no seu celular.
  6. Por fim, siga as instruções fornecidas pelo assistente para permitir que o nosso aplicativo se integre com o FitBit.

Dessa forma, você conseguirá integrar o FitBit ao aplicativo e sincronizar os seus dados de prática física.

Para desfazer a integração, o usuário deverá acessar a aba “Perfil”, ir em “Integrações” e clicar no botão “Desconectar”.

12.3. Glicosímetro Accu-Chek Guide Me

  1. Acesse a aba “Perfil” no aplicativo.
  2. Selecione a opção “Integrações”.
  3. Na tela seguinte, serão apresentadas diversas opções de integração. Localize a opção referente ao glicosímetro Accu-Chek Guide Me.
  4. Clique no botão “Conectar-se”.
  5. Por fim, siga as instruções fornecidas pelo assistente para estabelecer a conexão Bluetooth com o glicosímetro.

Dessa forma, você conseguirá integrar o glicosímetro ao aplicativo e obter resultados mais precisos e organizados sobre seus níveis de glicose.

Para que o aplicativo receba os dados do glicosímetro, é necessário que o app esteja aberto, podendo estar tanto em primeiro plano quanto em segundo plano. Assim que a leitura da glicose for exibida no visor do glicosímetro, os dados serão transmitidos automaticamente para o aplicativo.

Para desfazer a integração, o usuário deverá acessar a aba “Perfil”, ir em “Integrações” e clicar no botão “Desconectar”.

12.4. Medidor de Pressão Arterial Omron HEM-9200 T

  1. Acesse a aba “Perfil” no aplicativo.
  2. Selecione a opção “Integrações”.
  3. Na tela subsequente, serão exibidas várias opções de integração. Localize a opção referente ao medidor de Pressão Arterial Omron HEM-9200 T.
  4. Clique no botão “Conectar-se”.
  5. Por último, siga as instruções fornecidas pelo assistente para estabelecer a conexão Bluetooth com o Medidor de Pressão Arterial.

Com a integração realizada, você poderá obter informações detalhadas e organizadas sobre sua pressão arterial, proporcionando maior controle e acompanhamento da sua saúde.

Importante, a Lincon considera registros redundantes de pressão arterial quando os valores de sistólica, diastólica e pulso são iguais e o horário de envio variar entre menos 2min ou mais 2min.

Para que o aplicativo seja capaz de receber as informações do medidor de pressão arterial, é necessário que ele esteja aberto, podendo estar em primeiro plano ou segundo plano. Após a aferição da pressão arterial, o medidor enviará automaticamente as informações da medição, incluindo os valores de pressão sistólica, diastólica e pulso, para o aplicativo.

Para desfazer a integração, o usuário deverá acessar a aba “Perfil”, ir em “Integrações” e clicar no botão “Desconectar”.

 

13. Como acessar a autorização de uso de dados e privacidade

O acesso à autorização de uso de dados e privacidade pode ser feito a partir dos seguintes passos:

  1. Localize e clique o ícone “Perfil” no menu inferior da tela principal
  2. Clique em “Dados e privacidade”
  3. Acesse o texto do termo de autorização de uso de dados (o aviso de privacidade detalhado e atualizado pode ser acessado em um link ao final deste texto)

14. Como pedir exclusão de conta

O pedido de exclusão da conta pode ser feito com os seguintes passos:

  1. Localize e clique o ícone “Perfil” no menu inferior da tela principal
  2. Clique em “Dados e privacidade”
  3. Faça a rolagem na tela do texto de termos de consentimento
  4. Clique em “Solicitar exclusão da conta”
  5. Preencha o formulário de manifestação de interesse de exclusão da conta
  6. Ao final do formulário, escolha entre a anonimização dos dados (uso em pesquisas) ou a exclusão completa
  7. Uma vez enviada a resposta, você receberá um e-mail de confirmação de sua solicitação de exclusão pelo responsável (DPO)

15. Como cadastrar medicamentos

É possível cadastrar medicamentos e receber notificações na tela do celular no horário da tomada da medicação. Essa é uma ação opcional, sendo que, uma vez que o usuário cadastre algum medicamento, a adesão medicamentosa passa a pontuar no seu indicador Vida no Controle (VNC).

15.1. Como criar

Na tela inicial do aplicativo, na parte superior direita, o usuário deverá clicar no ícone representado pelo símbolo de pílula. Em seguida, o usuário deverá clicar no botão “Adicionar novo”, escolher uma cor para o medicamento e preencher as seguintes informações: nome do medicamento, tipo (comprimido, cápsula, pastilha, gota ou injeção), dosagem, se o medicamento é insulina (sim ou não), com que frequência ele toma o medicamento (diariamente ou personalizado) e que horas ele toma. Caso na pergunta sobre a frequência, ele clique em “personalizado”, abrirá a opção de marcar em qual(is) dia(s) da semana que ele toma a medicação. Para inserir o horário, o usuário deverá clicar em “Adicionar +” e inserir qual a hora que ele toma a medicação, sendo possível inserir mais de um horário. O usuário receberá uma notificação no horário registrado. Caso o medicamento seja de uso contínuo, o usuário deverá clicar na opção “Não termina” e caso seja um medicamento com data para finalizar, ele deverá colocar a data no calendário da última dose a ser administrada. Para salvar todas as informações inseridas, o usuário deverá clicar no botão “Confirmar”. Para apagar as informações, ele deverá clicar no botão “Cancelar”.

É possível cadastrar quantos medicamentos forem necessários, clicando no botão “Adicionar novo”. Para ver a lista de medicamentos cadastrados, o usuário poderá clicar no botão “Ver todos”.

15.2. Como editar

Para editar algum medicamento já cadastrado, o usuário poderá clicar no ícone representado pelo símbolo de pílula na parte superior direita da tela inicial e clicar no botão “Ver todos”. Em seguida, clicar em cima do medicamento que deseja alterar e clicar no botão “Editar”.

O usuário também poderá clicar em cima do lembrete de tomada da medicação que aparece na tela inicial do aplicativo para editar o medicamento.

15.3. Como excluir

Para excluir algum medicamento já cadastrado, o usuário poderá clicar no ícone representado pelo símbolo de pílula na parte superior direita da tela inicial e clicar no botão “Ver todos”. Em seguida, clicar em cima do medicamento que deseja alterar e clicar no botão “Excluir”.

O usuário também poderá clicar em cima do lembrete de tomada da medicação que aparece na tela inicial do aplicativo para excluir o medicamento.

15.4. Como marcar que tomou

Na tela inicial do aplicativo, aparecerá uma lista dos próximos medicamentos a serem administrados com o horário e a opção de marcar como tomado. O usuário deverá clicar em cima da bolinha para marcar que tomou aquele medicamento.

16. Como funcionam as notificações

O usuário receberá notificações diariamente com os seguintes temas: 1.notificações de onboarding; 2.notificações de conteúdos de saúde; 3.notificações de reconhecimentos de hábitos positivos; 4.notificações de intervenções; 5.notificações de tomada de medicamentos; 6.notificações de aviso de conversa no chat com especialista em saúde.

16.1. Como habilitar notificações em tela bloqueada

Uma mensagem de permissão do envio de notificações é apresentada na tela assim que o aplicativo da “Lincon” é instalado e acessado pela primeira vez.

Se as notificações não estiverem habilitadas ou não se apresentam em tela bloqueada, seguem passos para a solução:

16.1.1. IOS

  1. Acesse o ícone “Ajustes” em seu aparelho
  2. Role a página até localizar o app Lincon e então clique para selecionar
  3. Clique em “Notificações” na tela de detalhes do aplicativo
  4. Verifique se a opção “Permitir notificações” está habilitada
  5. Role a mesma tela em “Aparência da tela bloqueada”
  6. Clique em “Pré-visualizações”
  7. Selecione a opção “Sempre”

16.1.2. Android

  1. Acesse o ícone “Config” ou “Configurações” em seu aparelho
  2. Selecione a opção “Aplicativos”
  3. Role a página até localizar o app Lincon e então clique para selecionar
  4. Clique em “Notificações” na tela de detalhes do aplicativo
  5. Verifique se a opção “Mostrar notificações” está habilitada

16.2. Como acessar no app as notificações

Para visualizar as notificações, o usuário deverá clicar no símbolo do sininho no canto superior direito da tela inicial ou, ao receber a notificação na tela do seu celular, ele poderá clicar na mesma e será direcionado para a tela de notificações do aplicativo.

16.3. Como marcar como lido?

A tela de notificações do aplicativo possui duas categorias, as não lidas e as lidas. Para marcar a notificação como lida, o usuário deverá clicar no botão azul para desmarcar a notificação.

16.4. Como visualizar notificações lidas e não lidas

O usuário poderá ver o histórico de todas as notificações já recebidas por ele. Ao clicar no botão “Não lidas”, ele visualiza todas as notificações que não foram lidas ou que ele não tenha marcado como lida e ao clicar no botão “Lidas”, ele visualiza todas as notificações que foram lidas e marcadas como lidas.

17. Como fazer o Logout do aplicativo

Você pode fazer o “logout” do aplicativo assim:

  1. Localize e clique o ícone “Perfil” no menu inferior da tela principal
  2. Clique em “Sair da conta”
  3. Pronto – você fez o “logout”

18. Como atualizar o app

Novas atualizações podem ser apresentadas em tela ao uso do app Lincon a depender das configurações do aparelho do usuário. Para verificar se há uma nova versão, basta acessar à respectiva loja compatível com o aparelho Google Play Store e Apple Store – se houver uma nova versão, o botão de acesso estará descrito como “atualizar” (a versão atual do aplicativo Lincon pode ser verificada acessando o ícone “Perfil” no menu inferior da tela principal – o código da versão estará no canto superior direito da tela)